terça-feira, 21 de julho de 2015

20 a 24/07/2015 - Semana de Formação Continuada

Cumprindo a determinação da SED - SC e com o objetivo de proporcionar aos profissionais da educação a capacitação profissional, estamos realizando na EEB General Osvaldo Pinto da Veiga a "A Formação Continuada".




Nossa semana de formação iniciou com a "Palestra Motivacional", proferida pelo Pr. Benívio Gomes, que aceitando o convite da escola, com muita simpatia e espiritualidade, trouxe ao nosso encontro um clima de alegria e afetividade.


A Conselheira Tutelar Louizi Cristina Eich, também nos trouxe muitas informações e um olhar diferenciado sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, ainda orientações de como lidar com as crianças e os adolescentes e sugestões de possíveis encaminhamentos aos órgãos existentes no município. A conversa entre a conselheira e os educadores fluiu num clima descontraído e amistoso.

Para conversar sobre os problemas sociais que acometem os estudantes adolescentes e as possíveis alternativas de solução, além de outros assuntos pertinentes ao tema da formação, contamos com a presença do nobre Escrivão da Polícia Civil e também Vereador do município de Capivari de Baixo, Elto Aguiar Ramos. O bate papo entre o policial, que é um grande amigo da escola, e os professores foi muito produtivo e trouxe muitas informações e orientações.

Para nos trazer informações a respeito do tema "Diversidade", foi convidada a Professora Karine Cunha Delfino. Nossa colega Karine, foi muito feliz em suas colocações ao socializar conosco seus conhecimentos e materiais sobre a o tema.
Estiveram presentes em nossa "Formação Continuada", a Sra. Marilene Duarte Cardoso - a querida Dadá e a Assistente Social do CREAS de Capivari de Baixo, a Sra Luciane. A conversa nessa tarde trouxe um assunto muito interessante e pouco discutido no meio escolar, o "Estatuto do Idoso". Dadá nos trouxe muitas informações, pois tem uma longa caminhada de apoio e trabalho junto a 3a. Idade no município, além de aprofundado conhecimento sobre o Estatuto do Idoso. Luciane socializou com o grupo, seus conhecimentos e experiências profissionais referentes ao tema, além de colocar-se a disposição para atender a escola em suas necessidades.
A integradora da Educação Especial da 20a. GERED, Maria da Glória, esteve presente em nosso encontro na tarde do dia 23/07/2015, para conversar com os educadores a respeito da Educação Inclusiva, trazendo informações sobre a legislação da Educação Especial, trouxe também orientações importantes sobre a flexibilização curricular e também falou sobre a realidade da escola no que diz respeito à inclusão social. 

Além das palestras com os temas referentes ao conteúdo definido pela SED, também foram realizadas nessa semana, estudos dos textos da PC SC, foi projetado um filme com o tema Educação Especial, foram realizadas dinâmicas de grupo e reflexões sobre assuntos do cotidiano escolar. Procurou-se também valorizar e motivar os profissionais, favorecendo um clima de participação e bem estar, dentro dos limites que a unidade escolar hoje tem à oferecer. A administração escolar empenhou-se para servir um lanche saboroso em todos os intervalos dos encontros.  

Textos, imagens e postagem: Prof. Valdete C. Prá

sábado, 18 de julho de 2015

Projeto "Festa Junina"

PROJETO: FESTA JUNINA

JUSTIFICATIVA:Folclore não é coisa do passado. Suas tradições estão sempre mudando e se renovando.  Reinventamos o folclore todos os dias quando preparamos uma receita, fazemos uma brincadeira ou contamos uma história. Antes da chegada dos colonizadores, vários povos indígenas viviam no Brasil e, posteriormente, vieram os portugueses, os africanos, os europeus, os asiáticos, dentre outros. Cada grupo tinha suas histórias, que passaram de pai para filho e aos poucos, iam ganhando mais detalhes. Assim surgiram as festas brasileiras, como exemplo a Festa Junina.
De norte a sul do Brasil, junho é o mês das alegres festas juninas. Desde as praças das grandes cidades até os arraiais das fazendas e sítios, com pequenas diferenças de culturas locais, as festas juninas ainda tomam conta da alegria do povo (que professam a religião Católica) ao lembrarem três santos, festejados no mês de junho: Santo Antonio (13), São João (24), e São Pedro (29). Além de vivenciar esta solenidade popular com muita alegria, onde toda a comunidade escolar coopera, efetivamente, na realização da tradicional festa.
Devido ao grande interesse que os alunos têm demonstrado por festas, iniciaremos um trabalho sobre as festas realizadas no mês de junho, incutindo nos alunos as diversas culturas como construção social.

OBJETIVO GERAL: Conhecer o Folclore (conjunto de tradições de um povo, lendas, brincadeiras, comidas, músicas, danças e Festa Junina), vivenciar, festejar esta data, propiciando interação entre alunos X professores X comunidade. Valorizar as riquezas do folclore regional, popular.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
.Sensibilizar a comunidade escolar em relação ao folclore em todos os seus aspectos, mantendo viva a tradição da Festa Junina;
.Cultivar a tradição, promovendo a alegria, o respeito mútuo, a interação e a cooperação;
.Conhecer e respeitar as diferentes culturas dos povos e suas tradições;
.Vivenciar as diferentes manifestações culturais como: vestuário, alimentação, músicas e danças;
.Desenvolver ritmo e compasso (música e dança);

METODOLOGIA:Nas salas de aula durante os meses de Junho e julho, de forma multidisciplinar,  todos os professores trabalharão atividades e textos diversos, referentes ao assunto, confeccionando bandeirinhas, balões, cartazes, além de fazerem ensaios de quadrilhas, casamento caipira e danças folclóricas, com o intuito de animar ainda mais a festividade.
Durante a festa, serão oferecidos aos alunos os quitutes da época.
Toda comunidade escolar usará trajes típicos.

RECURSOS HUMANOS:
Toda comunidade escolar.

RECURSOS MATERIAIS:
Serão doados pelos funcionários  e parceiros da escola
Data da Festa:
Dia: 18 de julho de 2015.

No dia 18/07/2015, a Comunidade Escolar reuniu-se para realizar a tradicional Festa Junina da Escola Pinto da Veiga. O evento faz parte da tradição da comunidade, mas também é um dos projetos desenvolvidos pela escola, previsto no calendário escolar. A festa estava muito animada e divertida, não faltaram as apresentações das danças de quadrilha, as brincadeiras da pescaria e da boca do palhaço, bem como o movimento de barraquinhas, onde foram servidos os quitutes juninos. A direção da escola vem a público agradecer a colaboração e presença de todos!









































Texto: SE Bernadete Stenheuser
Imagens de arquivo
Postagem: Prof. Valdete C. Prá