sábado, 18 de julho de 2015

Projeto "Festa Junina"

PROJETO: FESTA JUNINA

JUSTIFICATIVA:Folclore não é coisa do passado. Suas tradições estão sempre mudando e se renovando.  Reinventamos o folclore todos os dias quando preparamos uma receita, fazemos uma brincadeira ou contamos uma história. Antes da chegada dos colonizadores, vários povos indígenas viviam no Brasil e, posteriormente, vieram os portugueses, os africanos, os europeus, os asiáticos, dentre outros. Cada grupo tinha suas histórias, que passaram de pai para filho e aos poucos, iam ganhando mais detalhes. Assim surgiram as festas brasileiras, como exemplo a Festa Junina.
De norte a sul do Brasil, junho é o mês das alegres festas juninas. Desde as praças das grandes cidades até os arraiais das fazendas e sítios, com pequenas diferenças de culturas locais, as festas juninas ainda tomam conta da alegria do povo (que professam a religião Católica) ao lembrarem três santos, festejados no mês de junho: Santo Antonio (13), São João (24), e São Pedro (29). Além de vivenciar esta solenidade popular com muita alegria, onde toda a comunidade escolar coopera, efetivamente, na realização da tradicional festa.
Devido ao grande interesse que os alunos têm demonstrado por festas, iniciaremos um trabalho sobre as festas realizadas no mês de junho, incutindo nos alunos as diversas culturas como construção social.

OBJETIVO GERAL: Conhecer o Folclore (conjunto de tradições de um povo, lendas, brincadeiras, comidas, músicas, danças e Festa Junina), vivenciar, festejar esta data, propiciando interação entre alunos X professores X comunidade. Valorizar as riquezas do folclore regional, popular.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
.Sensibilizar a comunidade escolar em relação ao folclore em todos os seus aspectos, mantendo viva a tradição da Festa Junina;
.Cultivar a tradição, promovendo a alegria, o respeito mútuo, a interação e a cooperação;
.Conhecer e respeitar as diferentes culturas dos povos e suas tradições;
.Vivenciar as diferentes manifestações culturais como: vestuário, alimentação, músicas e danças;
.Desenvolver ritmo e compasso (música e dança);

METODOLOGIA:Nas salas de aula durante os meses de Junho e julho, de forma multidisciplinar,  todos os professores trabalharão atividades e textos diversos, referentes ao assunto, confeccionando bandeirinhas, balões, cartazes, além de fazerem ensaios de quadrilhas, casamento caipira e danças folclóricas, com o intuito de animar ainda mais a festividade.
Durante a festa, serão oferecidos aos alunos os quitutes da época.
Toda comunidade escolar usará trajes típicos.

RECURSOS HUMANOS:
Toda comunidade escolar.

RECURSOS MATERIAIS:
Serão doados pelos funcionários  e parceiros da escola
Data da Festa:
Dia: 18 de julho de 2015.

No dia 18/07/2015, a Comunidade Escolar reuniu-se para realizar a tradicional Festa Junina da Escola Pinto da Veiga. O evento faz parte da tradição da comunidade, mas também é um dos projetos desenvolvidos pela escola, previsto no calendário escolar. A festa estava muito animada e divertida, não faltaram as apresentações das danças de quadrilha, as brincadeiras da pescaria e da boca do palhaço, bem como o movimento de barraquinhas, onde foram servidos os quitutes juninos. A direção da escola vem a público agradecer a colaboração e presença de todos!









































Texto: SE Bernadete Stenheuser
Imagens de arquivo
Postagem: Prof. Valdete C. Prá

Nenhum comentário:

Postar um comentário