terça-feira, 21 de julho de 2015

20 a 24/07/2015 - Semana de Formação Continuada

Cumprindo a determinação da SED - SC e com o objetivo de proporcionar aos profissionais da educação a capacitação profissional, estamos realizando na EEB General Osvaldo Pinto da Veiga a "A Formação Continuada".




Nossa semana de formação iniciou com a "Palestra Motivacional", proferida pelo Pr. Benívio Gomes, que aceitando o convite da escola, com muita simpatia e espiritualidade, trouxe ao nosso encontro um clima de alegria e afetividade.


A Conselheira Tutelar Louizi Cristina Eich, também nos trouxe muitas informações e um olhar diferenciado sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, ainda orientações de como lidar com as crianças e os adolescentes e sugestões de possíveis encaminhamentos aos órgãos existentes no município. A conversa entre a conselheira e os educadores fluiu num clima descontraído e amistoso.

Para conversar sobre os problemas sociais que acometem os estudantes adolescentes e as possíveis alternativas de solução, além de outros assuntos pertinentes ao tema da formação, contamos com a presença do nobre Escrivão da Polícia Civil e também Vereador do município de Capivari de Baixo, Elto Aguiar Ramos. O bate papo entre o policial, que é um grande amigo da escola, e os professores foi muito produtivo e trouxe muitas informações e orientações.

Para nos trazer informações a respeito do tema "Diversidade", foi convidada a Professora Karine Cunha Delfino. Nossa colega Karine, foi muito feliz em suas colocações ao socializar conosco seus conhecimentos e materiais sobre a o tema.
Estiveram presentes em nossa "Formação Continuada", a Sra. Marilene Duarte Cardoso - a querida Dadá e a Assistente Social do CREAS de Capivari de Baixo, a Sra Luciane. A conversa nessa tarde trouxe um assunto muito interessante e pouco discutido no meio escolar, o "Estatuto do Idoso". Dadá nos trouxe muitas informações, pois tem uma longa caminhada de apoio e trabalho junto a 3a. Idade no município, além de aprofundado conhecimento sobre o Estatuto do Idoso. Luciane socializou com o grupo, seus conhecimentos e experiências profissionais referentes ao tema, além de colocar-se a disposição para atender a escola em suas necessidades.
A integradora da Educação Especial da 20a. GERED, Maria da Glória, esteve presente em nosso encontro na tarde do dia 23/07/2015, para conversar com os educadores a respeito da Educação Inclusiva, trazendo informações sobre a legislação da Educação Especial, trouxe também orientações importantes sobre a flexibilização curricular e também falou sobre a realidade da escola no que diz respeito à inclusão social. 

Além das palestras com os temas referentes ao conteúdo definido pela SED, também foram realizadas nessa semana, estudos dos textos da PC SC, foi projetado um filme com o tema Educação Especial, foram realizadas dinâmicas de grupo e reflexões sobre assuntos do cotidiano escolar. Procurou-se também valorizar e motivar os profissionais, favorecendo um clima de participação e bem estar, dentro dos limites que a unidade escolar hoje tem à oferecer. A administração escolar empenhou-se para servir um lanche saboroso em todos os intervalos dos encontros.  

Textos, imagens e postagem: Prof. Valdete C. Prá

Nenhum comentário:

Postar um comentário