sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Atividade de Aprendizagem com saída de Campo - Revolução Industrial

DISCIPLINA: História
PROFESSORA: Ana Maria Salvador Kuerten
ASSUNTO: Revolução Industrial
ANO: 8.02
DATA: 20/06/2015

JUSTIFICATIVA:
Entre os objetivos do ensino da História está o entendimento do local de vivência do aluno: a escola. a comunidade do bairro, a cidade; de forma que se perceba o processo de construção do espaço vivido e adquira condições de transformá-lo de acordo com seus conhecimentos e valores. Desse modo, o estudo da Revolução Industrial Inglesa possibilita o entendimento da exploração dos trabalhadores - homens, mulheres e crianças-, que desencadeou um intenso processo de degradação do meio ambiente e promoveu profundas mudanças tecnológicas em todo o mundo e em Santa Catarina, especialmente nas relações de trabalho.

OBJETIVOS GERAIS:
- Analisar os fatores que permitiram e eclosão da Revolução Industrial na Inglaterra;
- examinar o desenvolvimento tecnológico;
- identificar as fases da industrialização inglesa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Identificar mudanças sociais, econômicas e culturais trazidas pela Revolução Industrial;
- compreender a situação dos trabalhadores ante as transformações de trabalho;
- refletir sobre as desigualdades sociais, com base na comparação entre a qualidade de vida do trabalhador da Inglaterra, no século XIX e os trabalhadores de hoje;
- conhecer o resultado do processo de cercamento de campos ocorrido na Inglaterra e na comunidade local;
- conhecer o cotidiano de mulheres e crianças na fábricas inglesas e as desigualdades salariais, que persistem ainda hoje no entorno do município de Capivari de Baixo;
- reconhecer o trabalho infantil como um grande problema social no Brasil.

METODOLOGIA:
Aulas expositivas e dialogadas, aulas práticas e saída pedagógica para estudos em campo.

RECURSOS:
Livro didático, quadro branco e canetas, exposição de slides, fotos, pesquisa na rede mundial de computadores.

ESTÍMULO DIDÁTICO:
Experiência em sala de aula com manejo de "roca manual de fiar" e visita à família de artesãos na comunidade de Ilhota- Gravatal.

CONTEÚDO: 
Boulos Junior,Alfredo. História: sociedade & cidadania.2 ed. ão Paulo: FTD, 2012

AVALIAÇÃO:
Os estudantes serão avaliados durante todo o processo, em suas interferências, participação nas discussões e na realização das atividades de entrevista aos artesãos, produção de fotos e confecção de cartazes, que serão expostos na escola

Professora Ana Maria "fiando" através da roca:














Texto: Prof. Ana Maria Salvador Kuerten
Imagens: Prof. Valdete C. Prá e estudantes
Postagem: Prof. Valdete C. Prá

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